A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais doBrasil (CACB) completa mais um ano de existência neste 11 de junho. Criada em1912, quando o então presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiroreuniu os representantes das associações de diversos estados brasileiros naFederação das Associações Comerciais do Brasil, a entidade vem mantendo desdesempre a união entre as Federações.
A história da CACB remonta à origem das primeirasassociações comerciais de cada estado brasileiro, muitas nascidas quando o paísainda era uma colônia portuguesa. Os pontos pioneiros de reunião doscomerciantes surgiram na Bahia e no Rio de Janeiro com o objetivo fortalecer,dignificar e proteger os que viviam em torno do comércio e em defesa daliberdade e da cidadania.
Para o presidente da Federação das Associações Comerciais eEmpresariais de Mato Grosso, Jonas Alves de Souza, este é um momento decelebração e exaltação das conquistas. “A CACB tem um papel fundamental narepresentação em defesa da classe empresarial, e durante esses longos anos, foiparte importante da história do associativismo, e desenvolvimento empresarialdo Brasil. Como federação, Mato Grosso sempre pôde contar com o apoio e suporteda Confederação em defesa dos empresários mato-grossenses e é nosso dever eprazer poder retribuir da mesma forma”, destaca.
Atualmente, a CACB reúne 2.300 associações comerciais eempresariais, congregando mais de dois milhões de empresários de diversossetores da economia. Nos dois mil maiores municípios brasileiros, asassociações comerciais agrupam representantes da indústria, do comércio, daagricultura, das instituições financeiras, dos serviços e dos profissionaisliberais. Todos se reuniram de forma espontânea e sem nenhum vínculo sindical.
A CACB orgulha-se de sua experiência com o associativismo,comemorando seus 102 anos de luta e integração.