Dia 20 de novembro, feriado da Consciência Negra em Sinop, passa a ser considerado dia útil na cidade. A decisão foi do Poder Público de Sinop, publicado a pouco em decreto municipal de número 289/2021, assinado pelo prefeito em exercício, Dalton Martini. “Esse foi um pedido da ACES para que os empresários, que sofreram os impactos da pandemia, possam trabalhar e dar um respiro ao caixa para o final de ano”, afirma o presidente da ACES, Cleyton Laurindo.
Segundo Cleyton, a pedido da entidade a prefeitura revogou o feriado, transformando em dia útil. “Entendemos que o empresário pode trabalhar e buscamos isso, pois em decreto Estadual, o governador Mauro Mendes possibilitou a inobservância de feriados para essa retomada pós pandemia”, explica.
O prefeito de Sinop, Roberto Dorner publicou, no início do ano, o decreto 002/2021 com todos os feriados e pontos facultativos no município, por isso a necessidade de outro decreto para que o dia pudesse se tornar dia útil para as empresas. Com essa decisão, o comércio pode funcionar normalmente sem a necessidade de alvará especial e pagamentos de encargos trabalhistas extras.