O presidente da ACES, Cleyton Laurindo, participou do debate com o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, que aconteceu na Câmara de Vereadores na noite de ontem (29). O tema em pauta foi sobre a emancipação da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e a criação da UFNMT, Universidade Federal do Norte Mato-grossense (Emancipação do Campus da UFMT de Sinop).
Com a emancipação, a universidade terá mais autonomia e deixaria, por exemplo, de estar muito ligado administrativamente a Cuiabá. Em junho, a reunião foi com representantes do MEC, onde o secretário Wagner Vilas Boas de Souza, deu sinalização favorável para o projeto.
O ministro garantiu apoio ao projeto e disse que o orçamento do governo federal para 2022 foi encaminhado ao Congresso com pedido de aumento de verba.
“Aquilo que eu puder fazer, eu vou fazer. Por isso que no orçamento que será votado, eu fiz um pedido de aumento de 17% na verba discricionária. É aquela verba que está no poder do ministro para direcionar de acordo com a avaliação e os pedidos técnicos e acadêmicos. E para os institutos federais fiz pedido de aumento de 28%. Agora, ‘devolvo a bola’ aos senadores e deputados”, afirmou Milton, no início de seu discurso.