Após um trabalho de consultoria em parceria com o Serviço Nacional de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Prefeitura de Sinop apresentou hoje (29), o inventário de oferta turística atualizado e o Plano Municipal de Turismo de Sinop. A ação faz parte da Secretaria de Desenvolvimento, que agrega a pasta do turismo. O evento será realizado no Ucayali Hotel às 8h.
Para a turismóloga Leidiane Viegas, os dois documentos são importantes ferramentas que têm como objetivo direcionar a administração pública, além de mostrar a sociedade que o turismo é um fator econômico de grande relevância. “Quando se pretende planejar as ações de uma determinada organização, seja ela pública ou privada, o olhar para um objetivo claro e bem definido é aquele em que os setores envolvidos na área se comprometem com a discussão e participação no planejamento, norteando ações”.
O plano é um trabalho de construção de ações com a ativa participação da governança local juntamente com o Conselho Municipal de Turismo– COMTUR, que traçaram ações possíveis para os próximos 5 (cinco) anos. “Diante do crescimento constante e vertiginoso que o município vive, constatamos que seria mais prudente elaborar um plano para os próximos 5 anos, de 2023 a 2028”, acrescentou Leidiane. Para seu desenvolvimento, foram realizadas entrevistas nos principais atrativos, pesquisa junto aos meios de hospedagem, bares e restaurantes e principais serviços ligados ao setor, além de um completo levantamento de dados e informações locais.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, a economia local será beneficiada pelo plano. “Além da movimentação econômica gerada pelo turismo, ainda estamos prevendo um aumento na arrecadação de impostos municipais que poderão ser revertidos em benefícios para a população. Nosso objetivo também é realizar a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos”, destacou o secretário.
O trabalho da consultoria vem para complementar as ações que já estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico como regulamentação e qualificação de condutores de turismo local, credenciamentos de atrativos turístico, retomada de eventos, qualificação de mão de obra, orientação para prestadores de serviços atuantes na atividade turística, entre outros.
Estiveram na apresentação os diretores ACES, Marlon Pavanello e Fernando Gimenez, lideranças locais e o gestor ACES, Angelo Tulio.