Início » Imprensa » Notícias » Alinhando nossos valores

Alinhando nossos valores

Quando você está dirigindo e surge uma curva, se o seu carro estiver com alinhamento perfeito, ou seja, suspensão, direção e rodas em boas condições, tudo pode funcionar bem, exceto se cometer falha humana. Usei este exemplo para falar de outro alinhamento, que é o do mundo corporativo.

Se na sua empresa você tiver uma equipe responsável, com a missão e visão construídas, de forma transversal e estratégica, pode criar com isso sinergia e evitar choques desnecessários de gestão, que podem comprometer com a evolução e a geração de valores importantes para a sobrevivência dos negócios.

Se você é o executivo de uma empresa, observe todos os dias se não está desalinhando, principalmente permitindo desgastes nas estruturas, que impedem a implementação de estratégias de melhoria identificadas. Vislumbre cenários plausíveis, que oferecem novas lentes para que tenha foco na sua empresa, sem destorcer a imagem no mercado e na percepção dos clientes.

Enxergue oportunidades que possam levar você e sua equipe a anteciparem-se no mercado e ingressar num cenário de maior competitividade, com novos modelos de negócios. Afinal, um empresário alinhado, assim como um bom motorista, se atenta ao posicionamento de quem vem em sua frente. Já o desalinhado, é como um condutor ruim de volante. Muitas vezes capota nas curvas na competitividade, não chegando ao seu objetivo, dentro do universo corporativo.

Para evitar acidentes de percurso, o empresário deve ter competências essenciais, seja para liderar sua equipe ou dinamizar seus negócios. Não raras vezes, tem que preocupar-se com o desenvolvimento de soluções, de forma rápida, sem cometer imprudência.

Quer ser um bom empresário? Que tal começar com a habilitação? Se atente, entretanto, para não apenas se formalizar, mas também saiba como dirigir. Auto escola, ou melhor dizendo, escola da vida é bom, mas é preciso ir além da experiência para não deixar que a falta de alinhamento interno e a falta de alinhamento externo tragam prejuízos.

Quem busca sucesso deve ir na direção certa dos objetivos, sem desviar por atalhos, ou caminhar na contra-mão. Encerro com uma frase do escritor americano, Oliver Wendell Holmes, “o mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos”.

Pedro Nadaf é secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia e presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-MT

Fonte: Gazeta Digital

Facebook
Twitter
LinkedIn