Recentemente li com especial alegria que produtores ruraisde Mato Grosso, incentivados pela Aprosoja estarão participando, a partir dejulho, de Missões Internacionais aos Estados Unidos e China. As possibilidadesque iniciativas neste sentido se abrem são imensuráveis, tanto no sentido de seestabelecer parcerias, quanto da efetivação de negócios e trocas deexperiências.
Sempre fui, enquanto líder empresarial um grande entusiastade missões internacionais, e notícias neste sentido me remetem ao trabalho quedurante muitos anos realizei junto do Sebrae e o Governo de Mato Gross,incluindo no processo instituições a exemplo da Federação do Comércio de Bens,Serviços e Turismo – Fecomércio/MT e a Federação das Associações Comerciais eEmpresariais – Facmat.
Nem sempre os empresários mato-grossenses estiveramantenados com as novas tendências de mercado, de olho nas oportunidades denegócios internacionais e também na forma com que empresas do exterior têminovado para conquistar uma fatia cada vez maior de clientes. Estaconscientização, entretanto, ocorreu devido a um trabalho hercúleo, quando eramgrandes as dificuldades de engajamento.
Nos cargos de presidente de entidades empresariais, e desecretário de Estado, de Turismo e também de Indústria, Comércio, Minas eEnergia, cada qual em um tempo, ao longo de 20 anos, chefiei missões técnicasempresariais na América Latina, Estados Unidos, Europa, Ásia, África, OrienteMédio. Missões que passaram por vários governos: Jaime Campos, Dante deOliveira, Rogério Salles, Blairo Maggi, e Silval Barbosa. Vejo que assementes lançadas em terreno fértil
As perspectivas que se apresentavam, a cada missão sempreforam muito otimistas e culminaram numa formação da rede de contatosinternacionais de bons resultados, inclusive para o processo de integração deMato Grosso com o mercado internacional, que extrapolaram os paíseslatino-americanos. A iniciativa de novas missões, com outros engajamentos,sempre mobilizando esforços de entidades do setor produtivo, merecem não sóadesões, mas aplausos.
Pedro Nadaf, é secretário chefe da Casa Civil e Presidenteda Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de MatoGrosso-Fecomércio/Sesc e Senac