As atividades do segundo dia do 1º Fórum Nacional CACB Mil foram iniciadas com os discursos do presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), José Paulo Dornelles Cairoli, e da presidenta Dilma Rousseff. Também prestigiaram o início das atividades o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, e o diretor presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
Cairoli falou sobre o cenário econômico atual de desaceleração do crescimento e as dificuldades enfrentadas por empreendedores de pequeno porte. “Ser pequeno não é o problema. O problema é estar sozinho”,disse, ressaltando a importância de parcerias realizadas com o Sebrae. “Nossa grande ambição, senhora presidenta, é conseguir fazer com que as empresas,especialmente as micro e pequenas, que são a absoluta maioria de nossos filiados, encontrem solo fértil para prosperar”.
De acordo com o presidente da CACB, os micro e pequenos empresários simbolizam uma força invisível de repercussão significativa. “Apenas no que se refere ao universo das micro e pequenas empresas, somos responsáveis por 25% do Produto Interno Bruto, pela geração de 80% de novas vagas de trabalho nos últimos 10 anos, e de 52% das carteiras assinadas”, informou. Disse ainda que, em breve, as MPEs chegarão a 13 milhões de optantes no Simples. “Somos, senhora presidenta, protagonistas de um desempenho exemplar”, defendeu.
Em seu discurso, Dilma Rousseff ressaltou a importância de se estabelecer debates para atender as demandas da classe empresarial. “Quanto mais estivermos perto da demanda, quanto mais pudermos trabalhar e discutir, melhor será a nossa agenda e as nossas realizações. Eu acredito na força do pequeno município, da micro e pequena empresa, da pequena propriedade, dessa classe empreendedora que sustenta nosso movimento. Que este forum seja o primeiro de muitos e que nós possamos sempre escutar, dialogar e conviver”, afirmou.