A educação, sobre minha ótica, éuma espécie de semente jogada em solo fértil, e quando menos se espera noscontempla com uma considerável colheita. Quando se tem acesso a ela, se tem aoportunidade de também acessar outros benefícios para a elevação do statussocial. Afinal, o mérito que se conquista através do esforço pessoal,geralmente vem através da capacidade e do conhecimento numa competição, aexemplo da busca de um lugar de destaque no mercado de trabalho.
Há outros enfoques em relação aoque define o sucesso de uma pessoa na sua carreira e na vida pessoal, mas é aeducação a que considero como uma das mais relevantes e necessária para setriunfar pelos próprios méritos. Uma frase dita no primeiro debate televisivoentre candidatos a presidência da República, por Dilma Rousseff: ‘educação seráfundamental para crescimento‘, foi colocada como destaque em alguns sites denotícias.
Tenho assistido de perto o quantotem sido grande os esforços das autoridades governamentais em priorizarprojetos e apoiar ações que visam o fortalecimento educacional, consideradocomo um dos principais pilares para o desenvolvimento de uma nação. Penso quenão seja preciso se inventar a roda para colocar a educação como prioridade,basta fazer valer o que já tem pronto e que é considerado como relevante porter sido construído com a participação popular democrática. Vale lembrar dentrodeste contexto, que no governo de Dilma Rousseff que foi sancionado o PNE-Plano Nacional de Educação, que definiu as linhas de construção de políticaspúblicas efetivas deste setor, com metas a se cumprir, a médio prazo, para queatravés destas o Brasil seja colocado nos próximos 10 anos, num ranking dedestaque junto aos países desenvolvidos. A educação certamente estará naplataforma de todos candidatos ao executivo como prioridade.Que seja analisado,portanto, o que cada um já fez pelo setor.
Um país sem educação, ou sem ummodelo de gestão eficiente nesse campo é sem dúvida atrasado. Os eleitores comsenso crítico e consciência em alerta, podem se blindar, principalmente contraos truques de palanques, usados para apenas se angariar votos. Muitas vezes afalta de discernimento facilita o discurso dos mal intencionados e deinteresses que ao invés de elevar a educação, a coloca numa vala comum,promovendo uma contramão em relação as conquistas já alcançadas, a exemplo dopróprio PNE que necessita para seu sucesso o alinhamento em torno de suasmetas.
Uma das metas do PNE é garantirque pelo menos 25% das matrículas da educação de jovens e adultos sejaintegrada à educação profissional. A iniciativa privada, a exemplo do ServiçoNacional de Aprendizagem Comercial-Senac, que integra o Sistema Comérciocontribui muito neste sentido, mostrando que tanto no ambiente público, quantono privado a educação merece lugar de destaque, e deve estar na plataforma, masnunca no compasso de espera.
Pedro Nadaf, é secretário chefeda Casa Civil e presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismodo Estado de Mato Grosso-Fecomércio/Sesc e Senac