Início » Imprensa » Notícias » Ele é um bom companheiro, ninguém pode negar

Ele é um bom companheiro, ninguém pode negar

        Nesta semana foi comemorada uma data que passou despercebida para a maioria das pessoas, mas que remete ao que é considerado o maior companheiro de todas as horas. Dia do Telefone, 10 de março. Nunca, em tempo algum um sistema causou tanta dependência. Em 1877 havia somente um telefone no Brasil, o de Dom Pedro II, você conseguiria imaginar o que isso representou para a época? 

Quem imaginaria, ao ver o telefone, na Exposição de Filadélfia, em 1876, onde o Alexander Graham Bell apresentou seu invento, que um dia ele seria alvo dos maiores investimentos como tecnologia de ponta em todo o mundo. Mas a revolução que causou na época, já desenhava que o futuro. Registra-se na história que a invenção despertou muito entusiasmo mundialmente, e deu notoriedade para seu inventor, que recebeu prêmio da Academia de Ciências de Paris, após 4 anos da exposição.

Alexander Graham Bell, entretanto, pode não ter sido o pai da invenção em sua real concepção da ideia. Em 2002, no Congresso dos Estados Unidos considerou que a primeira aparição pública do que viria a ser o telefone, é atribuída ao italiano Antonio Meucci, que por volta de 1860 inventou o ‘telégrafo falante‘. 

Não quero discorrer sobre tantos fatos históricos a cerca do telefone, mas de enfatizar que esta invenção hoje faz parte do dia a dia como algo inseparável. Empresas que querem estar antenadas com o mercado não abrem mão do aparato tecnológico, acompanhando sempre as inovações. A utilização da tecnologia de ponta é fator considerado de suma importância, pois contribui, e muito, para melhorar o desempenho empresarial no acompanhamento de tendências, e não só na comunicação, mas também no atendimento de outras necessidades no que tange, por exemplo, os processos administrativos.

Há registros de janeiro de 2014, que mostram como avançam a utilização da telefonia no Brasil. A Agência Nacional de Telecomunicações-Anatel, divulgou 272,4 milhões de acessos via aparelhos celulares, sendo 136, 99 para cada 100 mil habitantes. Em Mato Grosso foram 4.605 milhões de acessos. Todos estão falando mais, por outro lado, é atribuído ao telefone, o distanciando da convivência cotidiana em nível pessoal. Será isso uma realidade? Seja qual for a resposta indiscutivelmente, ele é um bom companheiro e ninguém pode negar. 

Pedro Nadaf, é secretário-chefe da Casa Civil e presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso-Fecomércio/Sesc e Senac

Fonte: A Gazeta 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais