O case “Soluções em Nuvem com Emissor Gratuito NFC-e”, em operação no estado do Mato Grosso através da FACMAT – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso, foi apresentado nesta quarta-feira, no 1º Seminário da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e). Realizado pela Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), o evento teve como objetivo proporcionar aos contribuintes acesso a vários fornecedores, de forma a melhorar as condições de contratação das soluções que desejam.
Desenvolvido em parceria pelas entidades CACB, VINCO e software houses, o case foi apresentado pelo diretor da Vinco, Leandro Felizali, que destacou os objetivos para desenvolvimento do sistema. “Diferente de como aconteceu com a NF-e, não haverá um emissor gratuito fornecido pelas Secretarias de Fazenda. Diante disso, foi iniciativa da CACB através da FACMAT, suprir essa demanda realizando uma parceria entre a Secretaria de Fazenda, a Vinco e os desenvolvedores de softwares, buscando um projeto que trouxesse benefícios para toda a rede envolvida na NFC-e”, explica.
O diretor ressalta que a capilaridade da entidade foi o ponto chave para projetar a execução do emissor em nível nacional. “Buscamos a melhor maneira de construir esse projeto, de forma que atendesse os aproximadamente 2,2 milhões de empresários em todo o país, que estavam entrando na NFC-e sem um emissor gratuito disponível, uma vez que a obrigatoriedade da NFC-e não é exclusiva de determinados estados. A CACB, como uma entidade forte, com alcance nas 27 Federações e 2300 municípios através de suas Associações, proporciona uma eficiente difusão sistêmica do projeto”, afirma.
Segundo Leandro, a Vinco dentro do projeto é a responsável por fornecer a tecnologia emissora da NFC-e e padronizar o emissor para todo o Brasil, de forma a evitar a concorrência de escopo. “Com a criação de um emissor padronizado, no modelo que era feito na NFe, o projeto permite que as software houses possam participar e adequar às suas áreas de expertise, criando um sistema de ganha-ganha, em que todos são beneficiados”, afirma.
Atualmente a FACMAT disponibiliza duas versões, (desktop e web) de softwares para emissão da NFC-e, além das parcerias realizadas para atender todo o cenário e pré-requisitos do projeto NFC-e em um único ambiente, tais como certificado digital, equipamentos, acesso ao crédito e código de segurança (fornecido pela SEFAZ). “Nosso objetivo é facilitar cada vez mais a utilização e acesso aos recursos disponíveis aos empresários do estado para cumprimento das leis, fomentando o setor e impulsionando o mercado”, afirmou Jonas Alves de Souza, presidente em exercício da entidade.
Durante o evento, outras 14 empresas tiveram 15 minutos para apresentar o seu case aos contribuintes e contadores presentes.
Clique no link para acessar a galeria do evento
http://www.facmat.org.br/CMS/UPLOAD/FACMAT/GALERIA_41/index.html
Assessoria de Imprensa ACC/Facmat
