Início » Imprensa » Notícias » Facmat participa de reunião com a CGU que teve como tema Ética e Cidadania

Facmat participa de reunião com a CGU que teve como tema Ética e Cidadania

Em uma época em que o Brasil tem passado por momentos extremamente turbulentos, com milhares de denúncias de corrupção nas mais variadas instâncias, falar sobre ética é fundamental para entender como é possível sair da situação caótica em que o país se encontra. Para isso a Controladoria Geral da União chamou lideranças de vários segmentos municipais e estaduais para uma reunião realizada na quarta-feira, 28, na FIEMT. Entre as autoridades, estiveram presentes ao encontro o presidente da Facmat, Jonas Alves e o diretor da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá, Manuel Gomes. 

A reunião teve como objetivo apresentar às lideranças o “Programa Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania”, projeto criado para disseminar valores relacionados à democracia, respeito à diversidade, autoestima, responsabilidade cidadã, participação social e interesse pelo bem estar coletivo entre os alunos do ensino fundamental 1. Para o chefe da Controladoria Geral da União em Mato Grosso (CGU), Sérgio Akutagawa, é preciso mudar os valores éticos e morais das pessoas e essa mudança só será realmente efetiva se começar a ser implantada desde cedo, com as crianças, pois elas são o futuro do país. “O projeto surgiu em 2009, em uma parceria do CGU com o Instituto Maurício de Sousa e o SESI. O material é dividido em três módulos: ‘Autoestima’, ‘Ser diferente é legal’ e ‘Brasil, meu Brasil brasileiro’. Este trabalho está focado na formação das pessoas, visando a construção de uma nação mais justa, responsável e ética”, explicou Akutagawa. 

Durante a reunião, algumas professoras que já trabalham com o projeto nas escolas falaram sobre o impacto positivo que o material causa nos alunos, pois ensina de uma maneira lúdica e divertida. O presidente da Facmat, Jonas Alves, disse ter se emocionado com os depoimentos e falou que espera que o assunto Ética possa ser abordado também no meio empresarial. “Queremos levar isto para o ‘mundo dos adultos’. No meio empresarial sabemos que acontecem muitos desvios de conduta e acredito ser de fundamental importância discutirmos sobre isso. A Facmat está à disposição para auxiliar a CGU a levar estas discussões às associações comerciais de todo o estado de Mato Grosso”, finalizou.

Fonte: Assessoria ACC / Facmat – Roberta Penha

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais