A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat) negocia o lançamento do primeiro software gratuito para emissão da Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e Mato Grosso. Através da parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) chegou ao estado a tecnologia para a emissão da NFC-e que será trabalhado por softhouses escolhidas pela Facmat que irão disponibilizar gratuitamente o programa de emissão.
Em Mato Grosso, a partir de fevereiro será obrigatória a emissão da NFC-e em substituição ao cupom fiscal, com exceção dos microempreendedores individuais (MEI). A não emissão da NFC-e pode ocasionar multas e outras sanções legais à empresa.
Através da parceria da Facmat o empresário terá acesso ao programa básico de emissão da NFC-e que será baixado no site da Facmat. A principal mudança com a NFC-e é a facilidade de se consultar a nota pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) que pode ser feita através de smartphone ou tablet.
Os primeiros testes com o software desenvolvido a partir da tecnologia da Vinco Soluções Tecnológicas e trabalhado pelas softhouse em Cuiabá começam em dezembro e o programa será disponibilizado oficialmente para download em janeiro de 2014.
“Através das nossas parcerias trouxemos para Mato Grosso uma tecnologia de ponta para ser desenvolvida pelas softhouses locais. Esse trabalho tem o objetivo de facilitar a gestão do empresário que terá acesso gratuito a um programa para imprimir a NFC-e, o que ainda não existe em Mato Grosso”, afirma o presidente da Facmat, Jonas Alves de Souza.
Diferente do que acontece na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), com a NFC-e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) não irá fornecer um programa gratuito para os empresários. No Brasil só há data limite para a implantação da NFC-e no Amazonas e em Mato Grosso.
Fonte: Gazeta Digital / Assessoria