Início » Imprensa » Notícias » Memória resgatada de uma entidade centenária

Memória resgatada de uma entidade centenária

        Nesta semana a AssociaçãoComercial e Empresarial de Cuiabá encerrou as comemorações do seu centenário,iniciadas no ano de 2012. Fechou-se, portanto, um ciclo de um ano de muitasatividades, nas quais mostrou através de múltiplas ações o quanto a entidadeteve uma atuação marcante ao longo de 100 anos. Foram exposições itinerantes,lançamentos de selo do Correio com carimbo e cartão telefônico, ambos personalizadoscom a marca alusiva a data, entrega de medalhas do mérito, reconhecimentos e apublicação de uma obra de resgate histórico.O livro intitulado Centenário deHistória e de Desenvolvimento foi um dos produtos que fez parte do projetocentenário, que considero o mais importante, porque mostrou efetivamente aligação secular da ACC, em diversos cenários e conjunturas. Revelou que aentidade foi à célula master de onde nasceram diversas instituições, dentrefederações, sindicatos e associações empresariais.

Na obra as jornalistas SueliBatista e Mariza Bazo resgataram a história centenária, com um olhar focado nasinformações fidedignas, através de entrevistas com ex-dirigentes, ou com seusfamiliares, e registros documentais através do acervo da própria ACC; de outrasentidades que guardam e preservam importantes informações históricas, e tambémpor intermédio de matérias jornalísticas. Foi como se as autoras estabelecessemuma Ponte entre o passado e a atualidade, pela qual a Associação Comercial trafegoue trafega ativamente participando do desenvolvimento do estado.

Um exemplo deste resgate é acitação da atuação da entidade pelo trabalho de seus gestores ao longo de 10décadas, a exemplo da inicial, quando Mato Grosso despertava os interesses degrupos estrangeiros, e que foi lançado pela entidade um olhar para a suadinâmica econômica que experimentava boa performance, ao norte pelaprosperidade de seus seringais, desenvolvendo o ciclo da borracha, e ao sul,por seus ervais, expandindo o ciclo da erva-mate.Com o centenário da AssociaçãoComercial verificou-se, portanto, que a própria história empresarialmato-grossense ganhou importante resgate histórico. Isso é motivo quecertamente honra os líderes que fazem parte voluntariamente de sua gestão, eque uniram para sempre seus nomes ao de uma entidade de sucesso, e ao de outrosgestores, muitos deles não estão mais entre nós, mas que igualmente inspirarampelos seus bons exemplos. Que venham outros resgates.

Pedro Nadaf, é secretário chefeda Casa Civil e Presidente DA Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismodo Estado de Mato Grosso-Fecomércio/Sesc e Senac.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais