Início » Imprensa » Notícias » Qualidade de vida vale mais…

Qualidade de vida vale mais…

        Como anda a sua qualidade de vida? Pode refletir a vontade antes de responder a si mesmo.  Há sempre probleminhas e empecilhos desviando a pessoa bem intencionada do caminho da qualidade de vida, por mero fato desta não ser forte o suficiente para se priorizar em detrimento de tantos afazeres e compromissos, quase sempre inadiáveis. Sinto que é fundamental ter consciência de que a qualidade de vida não combina com sobrecarga de trabalho, com a falta de exercícios físicos ou com alimentação incorreta. Ou seja, toda atenção é pouco para termos uma readequação, ou melhor dizendo, uma reeducação neste processo. Quem sabe assim, aprendemos a viver acima das expectativas e o mais gratificante, com qualidade.

Ouvi de um filósofo, em uma palestra, que a vida qualitativa vale mais. Esta frase pinçada, do muito falado pelo profissional, foi importante para minha reflexão. Filosofia a parte, percebi que a melhoria contínua em busca da excelência, passa por este processo, que é acima de tudo de decisão pessoal. Ou seja, um rompimento do paradigma de que é o mundo moderno que nos conduz a uma vida estressante, e não os nossos próprios atos perante o mundo. Creio que seja preciso refletir sobre o comportamento que temos neste sentido também.

Quando se leva em conta o desenvolvimento sustentável do século XXI que é integrado, ao que o professor Roberto Pereira Guimarães, PhD em Ciência Política, chama de  “POETA”, que se traduz como: população, organização social, entorno, tecnologia e aspirações sociais, se dá mais respostas para que a população viva mais e melhor. Isso tem fundamento, pois para muitos, fatores como mais pessoas tendo acesso ao mercado de trabalho, a educação e aos bens de consumo, são fatores importantes para se viver mais e melhor.

Nesta semana, quando o governo de Mato Grosso inaugurou uma obra da Copa do Mundo, o viaduto em frente a Secretaria de Fazenda, que tenho orgulho de ter recebido o nome do meu pai, Jamil Nadaf,  muito se falou em qualidade de vida. Ou seja, é indiscutível que o conjunto das obras vai trazer benefícios neste sentido também, legitimando que expectativa de vida, exige qualidade de vida e isso passa pelas condições do ambiente em que se vive. Isso vale mais…

Pedro Nadaf, é secretário chefe da Casa Civil e Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso-Fecomércio/Sesc e Senac

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais