Indicador apresenta expansão de4,8% no acumulado em 12 meses
11 de outubro de 2013-Arecuperação de crédito obtida a partir da quantidade de exclusões dos registrosde inadimplência recuou 3,0% em setembro de 2013 em relação a agosto,descontados os efeitos sazonais, aponta indicador da Boa Vista Serviços,administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Mas nacomparação do acumulado no ano em relação ao período equivalente em 2012, opagamento de dívidas em atraso registrou elevação de 3,7%. Confrontando-se osresultados dos últimos 12 meses (out/12 a set/13) com os 12 anteriores (out/11a set/12), a variação positiva foi de 4,8%.
O indicador de recuperação decrédito deve crescer em 2013, estima a Boa Vista Serviços, porém a um ritmomenor que o registrado no primeiro semestre de 2013. A desaceleração no mercadode trabalho e a redução dos impactos das melhores condições de crédito naeconomia brasileira, recentemente, fundamentam essa estimativa. Projeta-se parao ano uma elevação de 3,0% em relação a 2012.
Regiões
Os indicadores das regiõesSudeste e Sul apresentaram as maiores contrações mensais, respectivamentedecréscimos de 3,8% e 3,0%, excluídos os efeitos de sazonalidade. Observou-se a menor variação na região Norte(-1,2%), na mesma base de comparação.
Quando confrontados os últimos 12meses, findos em setembro, com os 12 meses precedentes, os destaques foram asregiões Nordeste (8,5%) e Norte (7,8%). A Sudeste apresentou expansão de 3,2%,enquanto a Sul avançou 4,6% e a Centro-Oeste 6,4%.
Varejo
A recuperação de crédito no setorvarejista acompanhou o indicador geral e apresentou em setembro uma queda de2,1% em relação a agosto de 2013, descontados os efeitos sazonais. Todas asregiões contribuíram para o resultado do agregado nacional, destacando-se Sul(-4,0%), Norte (-3,3%) e Sudeste (-2,3%).
No acumulado em 12 meses, comparadoaos 12 meses prévios, o indicador do varejo expandiu 5,3%. Neste mesmo período,todas as regiões registraram crescimento em seus indicadores, principalmenteNordeste e Sul com 7,7% e 5,9%, respectivamente.
O indicador de recuperação decrédito é elaborado a partir da quantidade de registros que foram excluídos dabase da Boa Vista em virtude do pagamento dos débitos correspondentes. Asséries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal paraavaliação da variação mensal. O indicador geral considera exclusões de dívidasfinanceiras e não financeiras, de varejo, cartões de crédito, de serviçoscontinuados, e tem abertura específica do setor de varejo.
