A Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES) realizou um debate importante sobre a segurança dos elevadores no município, que já conta com mais de 100 edifícios que utilizam o sistema de transporte vertical. A reunião aconteceu na sede da UNESIN (União das Entidades de Sinop), na última quinta-feira (5) e reuniu lideranças e empresas ligadas ao setor.
Com o objetivo de reunir todas as partes interessadas — fabricantes de elevadores, entidades relacionadas à engenharia e arquitetura, além do poder público e a Energisa — a ACES liderou a reunião para buscar soluções eficazes. O foco está na implementação de manutenções preventivas mais rigorosas e na qualificação de um maior número de técnicos especializados.
Segundo o presidente ACES, com o crescimento exponencial da cidade o número de elevadores em ação pode dobrar nos próximos anos. “Essa expansão traz à tona questões críticas sobre a manutenção e o funcionamento adequado dos elevadores, que já têm gerado casos alarmantes de risco”, explica Laurindo.
Durante o encontro, foram relatados diversos problemas enfrentados por moradores e visitantes, como oscilações de energia e a falta de atenção das empresas responsáveis pela manutenção. Casos recorrentes que tem exigido a intervenção do Corpo de Bombeiros para socorrer pessoas presas dentro de elevadores, ocorrências que se tornaram comuns em diferentes horários do dia.
“A urgência da situação exige um comprometimento coletivo para garantir que os elevadores operem com segurança. Com um aumento significativo no uso desse sistema nos próximos anos, é fundamental que todas as partes envolvidas trabalhem juntas para mitigar os riscos e assegurar a integridade dos usuários. Sinop não pode se dar ao luxo de ignorar esses desafios. A segurança da população deve ser prioridade máxima, e iniciativas concretas precisam ser tomadas imediatamente para evitar qualquer tragédia futura”.
