Idealizada há mais de 18 anos, a base de dados desenvolvida pela Facmat (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Mato Grosso) está em desenvolvimento desde 2011. O projeto consiste na formação de uma base de informações sobre a inadimplência das empresas associadas ao Sistema CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil).
A apresentação do programa foi realizada nesta quinta-feira (14) por Arnoldo Kirchesch, parceiro em tecnologia da Facmat. Segundo ele, há diversas vantagens em aderir e utilizar o programa, tanto para os empresários associados, quanto para as Federações e Associações Comerciais (ACEs).
“Do ponto de vista das empresas, o benefício está em permitir que as ACEs e Federações formem um banco de dados mais consistente e, por consequência, possam auxiliar o empresário num processo de concessão de crédito mais eficiente, reduzindo a inadimplência”, explica. Segundo Arnoldo, o programa também oportuniza ao empresário o acesso a diversos serviços de base tecnológica, como, por exemplo, ferramentas estatísticas de análise da própria inadimplência.
Já para as entidades que formam o Sistema CACB, o programa gera uma estrutura para que as entidades façam uma melhor gestão dos negócios já informatizados. “O software cuida de automatizar processos das ACEs, de forma que aumente a qualidade do desempenho dos serviços, tornando mais sólida sua sobrevivência financeira”, esclarece Kirchesch.
Estiveram presentes representantes das Federações do Acre, Ceará, Paraná, Rondônia e Santa Catarina. Muitos se mostraram interessados no projeto e fizeram elogios. “Temos que ter a nosso banco de dados”, disse João Porto Guimarães, presidente da FACC (Federação das Associações Comerciais do Ceará).
CACB