O Movimento Compre do Pequeno ganhou as ruas da capital mato-grossense nesta segunda-feira, 05, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Muitos colaboradores do Sebrae MT e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso – Facmat andaram pelos calçadões do centro de Cuiabá distribuindo panfletos, balões, camisetas e adesivos alusivos ao movimento. Também participaram da ação o presidente da Facmat, Jonas Alves, o Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MT, Hermes Martins da Cunha, o Diretor Superintendente do Sebrae/MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro e as Diretoras do Sebrae/MT, Leide Katayama e Eneida Oliveira.
O objetivo do movimento é conscientizar a sociedade sobre a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento local, regional e nacional. Para o presidente da Facmat, Jonas Alves, a iniciativa deste movimento é muito importante para incentivar os micro e pequenos empreendedores. “Precisamos cuidar dos pequenos negócios pois eles são responsáveis pela geração de muitos empregos e pelo desenvolvimento a economia do país”, comentou.
O Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MT, Hermes Martins da Cunha avaliou positivamente o movimento e disse que o Sebrae estará sempre junto com os pequenos empresários, promovendo conhecimento para que eles possam gerenciar suas empresas de maneira próspera, gerando empregos para a população. A Diretora Técnica do Sebrae/MT, Leide Katayama, agradeceu à Facmat pelo apoio à ação e falou que no próximo ano espera que o Movimento Compre do Pequeno seja ainda maior, com mais empresas engajadas.
Interior
As 53 cidades do interior que possuem associações comerciais filiadas à Facmat também realizaram atividades referentes ao Movimento Compre do Pequeno. Rondonópolis, Sinop e Sorriso, por exemplo, fizeram ações nas duas últimas semanas, com consultas cidadão, auxílio aos micro-empreendedores sobre banco de dados e palestras em tendas no centro das cidades, juntamente com o Sebrae.
Colíder, Cáceres e Pontes e Lacerda fizeram visitas às micro e pequenas empresas, distribuindo panfletos e adesivos para a população. Nova Mutum fez uma grande mobilização, que contou com a presença do vice-prefeito do município, Secretários de Indústria e Comércio, Secretário de Administração e presidente do Sebrae local. Em Rosário Oeste foi realizado um café da manhã em uma panificadora no centro da cidade, com a presença do prefeito e depois os participantes do movimento fizeram uma carreata pela cidade.
Assessoria ACC/Facmat – Roberta Penha
