O novo presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é George Pinheiro, ex-diretor financeiro da entidade. Eleito por aclamação para a gestão 2016/2018, na reunião do Conselho Deliberativo da CACB, realizada nesta quinta-feira (05.11) em Brasília, George (representante do Acre) vai substituir José Paulo Dornelles Cairoli (do Rio Grande do Sul), que passa a presidir o Conselho Consultivo da entidade. O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso – Facmat, Jonas Alves, é o Diretor Financeiro da chapa eleita. A CACB representa 2 milhões de empresários em todo o País, pessoas físicas e jurídicas, de todos os setores da economia.
Pinheiro lidera uma chapa composta por representantes de vários Estados. Ao todo são 27 federações que agregam 2.300 associações comerciais, empresariais e de serviços. Com sede em Brasília, a CACB, que se orgulha de ter participado da bem-sucedida campanha pela regulamentação da arbitragem no Brasil e na aprovação da Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas, vai intensificar a luta pela desburocratização e pela redução da carga tributária no País. “Vamos ainda valorizar nossa participação na União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (Unecs) e continuar construindo nossa representatividade que tem 200 anos”, informou o novo presidente.
Outra bandeira da CACB é a redução dos gargalos na área de infraestrutura e o acompanhamento dos gastos públicos para a diminuição do déficit. “Precisamos garantir o crescimento econômico como forma de melhor distribuição de renda, manutenção e criação de empregos”, disse.
A reunião do Conselho tratou de uma longa pauta onde os projetos da CACB – Empreender, Progerecs e CBMAE – tiveram seu relatórios apresentados. O presidente Cairoli permanece à frente da entidade até o final do ano e vai apresentar um relatório de gestão. Ele agradeceu a participação de todos lembrando os novos passos dados pela entidade, especialmente na área financeira, com a criação de serviços que estão sendo prestados aos associados e que geram receita. “A CACB tem ainda grandes desafios, como se preparar para cumprir sua missão na área de representatividade”. A data da posse ainda não está marcada.
A chapa eleita é integrada da seguinte forma:
Ao Cargo de Presidente do Conselho Consultivo: José Paulo Dornelles Cairoli (RS)
Ao Cargo de Presidente: George Teixeira Pinheiro (AC)
Ao Cargo de 1º Vice-Presidente: Jésus Mendes Costa (RJ)
Aos Cargos de Vice-Presidentes: Alencar Burti (SP)
Jussara Pereira Barbosa (PE)
Emílio César Ribeiro Parolini (MG)
Francisco de Assis Silva (DF)
Olavo Rogério Bastos das Neves (PA)
Guido Bresolin (PR)
Itamar Manso Maciel Júnior (RN)
Ernesto João Reck (SC)
Kennedy Davidson Pinaud Calheiros (AL)
Ao cargo de Diretor Financeiro: Jonas Alves de Souza (MT)
Ao cargo de Diretor Secretário: Jarbas Luis Meurer (TO)
Membros do Conselho Fiscal: Valdemar Pinheiro (AM)
Wladimir Alves Torres (SE)
Amarildo Selva Lovato (ES)
Ubiratan Silva Lopes (GO) – Suplente
Domingos Sousa Silva Júnior (MA) – Suplente
João Batista de Melo Mêne (RR) – Suplente
Mato Grosso representado na nova diretoria
O presidente da Facmat, Jonas Alves, ocupará o cargo de Diretor Financeiro na nova diretoria da CACB para a gestão 2016/2018. Segundo Jonas, este é um espaço muito importante que a Facmat conquistou para Mato Grosso dentro da CACB, com o apoio de seus filiados. “Pretendemos dar continuidade ao trabalho de geração de serviço e renda para as associações comerciais de todo o país. Estamos muito felizes com esta conquista”, disse.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CACB / Assessoria de Imprensa da Facmat