Na segunda-feira (5), Cuiabá viverá um momento inédito com manifestação de rua de empreendedores, empresários e instituições empresariais. Nesta data, culmina o Movimento Compre do Pequeno, liderado pelo Sistema Sebrae e instituições parceiras em todo o país. Desde agosto, esta iniciativa está sendo promovida nas capitais e interior.
Empresários de pequenos negócios estão se cadastrando no portal do movimento: www.compredopequeno.com.br Em Mato Grosso, 3.715 empresários e empreendedores se cadastraram, até as 13h de hoje (2).
A data 5 de outubro é o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa e deverá passar a ser o Dia dos Pequenos Negócios. Este ano é o primeiro do movimento, que objetiva conscientizar a sociedade e mercado sobre a importância dos pequenos negócios no desenvolvimento local, regional e nacional. A meta é incentivar consumidores a prestigiar lojas, comércio em geral, serviços e indústrias de seus bairros e cidades no ato das compras.
Os pequenos negócios representam 98% das empresas brasileiras e são responsáveis pela geração de 52% dos empregos formais do país.
Em Cuiabá
A partir das 7h30, empresários, dirigentes e técnicos do Sebrae MT vão caminhar, comprar e distribuir folhetos do movimento no Mercado do Porto.
Depois, eles se juntarão a empresários, dirigentes e técnicos da Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomercio MT), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat) e Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) , às 9h, na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura Municipal.
Em seguida, seguirão pela Rua Cândido Mariano, calçadão da Rua Ricardo Franco, Rua Campo Grande, calçadão da Rua Galdino Pimentel. A caminhada terminará na Praça da República, onde empresários e dirigentes empresariais farão um manifesto público.
A trupe Leite de Pedra animará a passeata com banda e bonecos. Os manifestantes estarão vestidos com a camiseta do Movimento Compre do Pequeno.
No interior
Manifestações de rua também serão realizadas em Alta Floresta, Barra do Garças, Confresa, Juína e Rosário Oeste.
Fonte: Assessoria de imprensa Sebrae MT/ Vanessa Brito