Início » Imprensa » Notícias » Presidente da Facmat participa de reunião entre governo e líderes empresariais

Presidente da Facmat participa de reunião entre governo e líderes empresariais

Líderes empresariais de todos os setores da economia de Mato Grosso participaram, na última quinta-feira, 29, de uma reunião com o governador Pedro Taques, que falou sobre o que foi feito nos primeiros 300 dias de gestão e sobre as perspectivas econômicas do estado para 2016. O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso – Facmat, Jonas Alves participou do encontro, que contou ainda com a presença de representantes da indústria, comércio e agronegócio. 

Durante a reunião, o secretário de Estado de Planejamento, Marco Marrafon revelou que em 2015 mais de R$ 200 milhões foram economizados no custeio, o que representa uma economia de 22% nos recursos usados para o funcionamento da máquina pública. Apesar da economia, o secretário disse que o Estado ainda enfrenta dificuldades financeiras por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e devido ao déficit orçamentário deixado pela gestão passada. 

Seneri Paludo, secretário de Desenvolvimento Econômico, falou sobre as ações que o governo realizou para tirar do papel a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres.  “No próximo mês o governo apresentará em São Paulo a nova política de incentivo fiscal, que busca atrair novos empreendimentos”, afirmou. 

Para o secretário de Assuntos Estratégicos, Gustavo Oliveira, o governo tem feito esforços para destravar o Estado e implantar políticas que promovam agilidade nos serviços. Além disso, falou sobre o trabalho de retomada das obras que faziam parte do pacote “Copa do Mundo”, mas que não ficaram prontas a tempo do evento.

O governador Pedro Taques enfatizou que muito foi feito durante esses 300 dias e que estão trabalhando no ritmo esperado. “Estamos nos preparando para enfrentar a crise. Hoje vemos no Brasil o aumento do desemprego, em razão da política econômica adotada pelo Governo Federal. Aqui, editamos o Decreto 02/2015 que suspendeu os pagamentos. Reduzimos o tamanho da máquina pública e precisamos avançar para um segundo momento da nossa reforma”, frisou.

O presidente da Facmat, Jonas Alves, elogiou a postura do Governo do Estado de dialogar com os líderes empresariais. “Esta atitude é de suma importância, pois demonstra a boa vontade do Governo de trazer à sociedade as decisões que afetam todas as áreas produtivas, levando em consideração o pensamento das entidades que representam os empresários. Uma das conquistas que já conseguimos junto ao governo foi a definição, para 2016, das faixas de receita bruta anual, até o limite de R$2.520.000,00 para o recolhimento de ICMS do Simples Nacional”, comemorou.

Fonte: Assessoria de Imprensa ACC / Facmat – Roberta Penha

Foto: Chico Valdiner – Secom MT

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais