Vários presidentes e diretores de ACEs de cidades do inter
ior do estado, além de convidados, participaram do primeiro dia do Encontro de Presidentes e Diretores das Associações Comerciais e Empresariais filiadas à FACMAT, que está sendo realizado no Centro de Eventos do Pantanal, durante a Feira do Empreendedor.
O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso – FACMAT, Jonas Alves, deu as boas-vindas aos participantes e falou rapidamente sobre a crise que assola o país e como ela afeta Mato Grosso. “Acreditamos que nosso estado tem condições de enfrentar esta crise em uma posição mais vantajosa em relação aos outros estados, em função das características da nossa economia. Mato Grosso é um estado provedor. É o maior produtor de alimentos do Brasil e também um grande exportador, que continuará abastecendo o mundo. Este é o momento para Mato Grosso se destacar ainda mais no cenário mundial”, comentou.
A diretora do Sebrae em Mato Grosso, Leide Katayama, esteve presente à abertura do encontro e falou sobre a alegria de ter o evento da FACMAT sendo realizado dentro da Feira do Empreendedor. “Para o Sebrae é uma satisfação realizar este evento com a FACMA, pois as associações comerciais são parte integrante do processo de desenvolvimento de Mato Grosso”.
A primeira palestra da tarde foi sobre Economia Digital e foi dividida em três partes. Os diretores da ByeBye Paper, Cícero Costard e Rafael Legramandi falaram do trabalho que realizam de digitalização de documentos e gestão de informação na nuvem. “Cada vez mais o mercado tem avançando para os processos virarem eletrônicos. Atualmente diversos procedimentos comerciais necessitam da certificação digital. Além de diminuir o uso do papel dentro das empresas, apoiando a sustentabilidade, a ByeBye Paper proporciona uma maior agilidade na busca pelos documentos, com segurança e diminuição de custos de armazenamento”.
Leandro Felizali, Gestor do Projeto CACB/VINCO para emissão de NFC-e gratuita explicou para os participantes do encontro sobre a parceria da VINCO, CACB e SEFAZ para disponibilizar emissores gratuitos de NFC-e para acelerar e facilitar a adoção da NFC-e pelas empresas. Também falou sobre a importância das ACEs na divulgação deste projeto.
O Diretor Comercial da Certisign, Leonardo Gonçalves, falou sobre a parceria da FACMAT com a Certisign e sobre a previsão de crescimento do mercado de certificação digital. “As soluções que a Certisign apresenta são fundamentais para para agilizar processos burocráticos, uma vez que a assinatura digital tem o mesmo valor jurídico que a assinatura de próprio punho”, explicou. Atualmente as assinaturas digitais podem ser armazenadas em tokens, SmartCard, computador pessoal ou servidor e HSM – Hardware Security Module. A grande novidade virá em 2016, quando as assinaturas digitais poderão ser armazenadas no celular.
Em seguida o Coordenador da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem, Eduardo Vieira, falou sobre o funcionamento do órgão e a importância de se divulgar mais o trabalho da Câmara. “Atualmente há mais de 100 milhões de processos tramitando no judiciário e apenas 30% da população tem acesso à justiça. A Câmara é uma alternativa para resolver conflitos de maneira rápida e amigável. Oferecemos métodos extra judiciais de soluções de divergências, sem burocracia e sem prejudicar as partes envolvidas”.
O Chefe da Controladoria da União do Estado de Mato Grosso, Sergio Akutagawa, falou sobre a necessidade de se investir em ética e cidadania, para melhorar a qualidade das relações na sociedade. “Temos visto hoje uma ausência de valores dentro da sociedade e não podemos permitir que as coisas continuem andando pelo caminho por onde estão indo. Devemos parar de assistir as coisas acontecerem e começar a definir os rumos que a sociedade deve levar. Não podemos ter vergonha de ser honestos. Enquanto não entendermos isso, a sociedade não vai mudar. Precisamos construir alternativas para estimular a melhora da sociedade. Nós, da CGU, queremos discutir junto com a FACMAT um processo de construção de valores na sociedade”, disse Akutagawa.
A última palestra do dia foi sobre “Cenários e Tendências no Varejo, ministrada por Karen Rochlin. Ela ressaltou que é preciso identificar as tendências, e estar atento aos movimentos de comportamento, para que novas ideias fluam e o empresário crie novas oportunidades. Outro destaque é a questão do empoderamento do cliente. “Atualmente os clientes não procuram apenas o produto, eles querem experiências. Fazer o cliente se sentir ‘amigo’ da marca, personalizando o atendimento, faz com que ele se torne fiel à empresa”, revelou.
Na sexta-feira, 25, a programação do Encontro começa às 9h, com uma visita ao Centro Sebrae de Sustentabilidade. Às 13h, o administrador e professor Luiz Vicente Dorileo ministra a palestra “Liderança Rumo ao Topo”. Às 15h o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves, falará sobre “Diagnóstico e Nova Plataforma do CREDICONSULT”. Em seguida a Diretora de Rede da Boa Vista SCPC, Roseli Garcia falará sobre o Serviço Central de proteção ao Crédito e, para finalizar, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo fará uma apresentação sobre os rumos da economia de Mato Grosso.