
Quem dá o seu melhor dificilmente erra em relação ao alto nível de confiabilidade na obtenção de resultados integrais a respeito da avaliação de suas competências. Já parou para fazer uma análise de como daria a resposta ao questionamento em relação ao seus ranking? Cabe aqui outra pergunta: em que ponto da circunferência de 360 graus estaria, na escala voltada ao sucesso. O círculo que estabeleceu está em um quarto? Na metade? Mais do que isso? Estaria completa? Trata-se de uma análise que pode te levar ao despertar de uma visão mais ampla em relação ao modo que vive, e o mais importante, com alto grau de confiabilidade.
Se eu fosse comparar pessoas com empresas, eu diria que deveriam ter diferenciais competitivos. Assim como no mundo dos negócios, no mercado profissional há disputas acirradas por pessoas talentosas e de resultados excelentes. O palestrante Roberto Rabello tem uma frase que compartilho: ‘Transformar ideias em projetos e estes em ações é para pessoas empreendedoras. Se não o fizer, alguém o fará e você passará a ser um mero expectador do sucesso.’
Às vezes não se percebe a zona de conforto, de tão confortável que ela está. Se você tiver que mudar a rota, reconhecendo que os ventos não são favoráveis e que deve escrever uma história exitosa, acredite na sua capacidade e chegue no estado desejado, via um processo de desenvolvimento contínuo, seja aprendendo com erros, evoluindo com acertos, solucionando problemas ou maximizando resultados.
Nem sempre é fácil traduzir o que se passa dentro de nós, mas é fundamental que saibamos enxergar e potencializar o que há de mais positivo em nosso cotidiano. Se o sucesso for parte integrante, que ele seja além de experimentado, também vivenciado comemorado e compartilhado. Encerro com mais um questionamento para sua reflexão: você já parou para pensar se em sua vida está sendo preciso adicionar algo mais?
Pedro Nadaf é presidente do Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso- Fecomércio/Sesc e Senac-MT