Início » Imprensa » Notícias » Retomada de projeto para apoio a segmentos de micro e pequenas empresas é discutido em Cuiabá

Retomada de projeto para apoio a segmentos de micro e pequenas empresas é discutido em Cuiabá

IMGElevar a competitividade e consequentemente a sobrevivência das micro e pequenas empresas, através de reuniões com empresários do mesmo ramo de atuação, para juntos encontrar alternativas e soluções para problemas oriundos de seus segmentos. Esse é o objetivo do Projeto Empreender, abordado em reunião nessa quinta-feira, 12/02, pela Confederação de Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso, na sede da entidade.

O Empreender é uma iniciativa da CACB e do SEBRAE cuja ideia básica é o apoio à micro e pequenas empresas, por meio do associativismo, organizadas nos chamados Núcleos Setoriais. Com metodologia própria e orientadas por um consultor, as empresas de um mesmo segmento discutem soluções para problemas comuns, com benefício para todos os participantes. “O empreender é um programa que incentiva a busca de novos mercados e tecnologias, sensibilizando os empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros e desenvolvendo lideranças empresariais”, define Jonas Alves de Souza, presidente da FACMAT.

A entidade desenvolveu o projeto entre 2005 e 2010, atendendo os associados de cerca de 30 Associações Comerciais e Empresariais do estado, proporcionando capacitação, regularização e formalização de pequenos negócios, e fomentando o empreendedorismo no interior. Nessa próxima edição, 19 municípios pré-selecionados serão avaliados, dos quais dez serão escolhidos para desenvolver o projeto. “A expectativa é começar com dez e futuramente expandir para o maior número de municípios onde tem uma Associação Comercial. O Mato Grosso tem um ótimo histórico com o projeto e as possibilidades de crescimento são enormes”, destaca Carlos Rezende, coordenador executivo do Empreender pela CACB.

Para Jonas, o projeto trará muitos benefícios para o estado. “Acreditamos muito no Empreender, sabemos do potencial de ganho para os micro e pequenos empresários e já desenvolvemos ele antes, portanto temos hoje uma base para fazer ainda melhor e, e vamos envidar todos os esforços para que seja um sucesso novamente, principalmente nesse momento conturbado da economia nacional. A função da Federação e das Associações é apoiar os empresários e o Empreender é mais uma ferramenta da nossa busca contínua por um ambiente empresarial mais sadio e próspero para Mato Grosso”, afirma.

A próxima etapa será de análise e seleção dos municípios participantes, e o projeto deverá ter início no final de março.

Assessoria ACC/Facmat

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais