Atualmente muitos profissionais que não encontram colocação no mercado de trabalho recorrem às armas da criatividade para sobreviverem, e o resultado muitas vezes é o ingresso no mercado informal. Isso, entretanto, nem sempre é a solução, pois existem muitos casos que vira problemas, a exemplo do estimulo a economia subterrânea. Por esta razão o caminho mais indicado para a conquista de uma carreira exitosa é a educação profissional.
Percebe-se que em nosso país muita gente está à procura de emprego, mas é muito grande a falta de profissionais qualificados. Uma carência muitas vezes ditada pela falta de se priorizar a carreira, e isso passa muitas vezes por acompanhar as evoluções das tecnologias, que muito impactam no mercado. O emprego está atrelado, seja em qual área for, a educação profissional e as empresas não têm mais como trazer para o ambiente corporativo os analfabetos funcionais, ou profissionais com pouca bagagem, cujos números em ambos os casos são elevados no país.
As transformações no dia a dia, no ambiente corporativo, principalmente pelo desenvolvimento de novos softwares e computadores com muitas funções, contribuíram para tornar obsoletas algumas profissões. Nos dias de hoje tem até mesmo trabalhos que são desenvolvidos por máquinas, no lugar dos humanos, que são obrigados a se capacitarem para novas oportunidades, mas nem sempre estão dispostos ao recomeço.
O mercado de trabalho dentro do novo processo fica cada vez mais exigente e dificilmente conquista a empregabilidade aqueles que não estudam, e não se atualizam. A tecnologia está virando commodity e o diferencial ao meu ver sempre estará centrado nas pessoas, principalmente as que acompanham a evolução. Até mesmo os trabalhadores do campo precisam ter mais conhecimentos, hoje as máquinas utilizadas nas lavouras são também, sofisticadas e o conhecimento de informática é fundamental.
Há muita angústia, principalmente entre os jovens que buscam suas oportunidades iniciais de emprego. Os processos internos das empresas numa contratação mudaram muito nas últimas décadas, aliando-se teoria e prática entre os vários requisitos exigidos. Os que conseguem melhores posições, comprovadamente são os que tem formação, atualização e que buscam melhoria contínua nas atividades que almejam.
Recentemente a empresa Right Management Consultoria divulgou um estudo referente a formação em Tecnologia de Informação, que mostra as oportunidades que estão sendo perdidas. Segundo a empresa cerca de 70 mil brasileiros estariam empregados hoje se tivessem formação em TI.
No ano de 2014 em diversas cidades brasileiras muitas vagas foram oferecidas, mas muitas delas não foram preenchidas por falta de qualificação. Isso me leva a crer que o analfabetismo funcional, voltada ao trabalho, em seus diversos níveis é muito prejudicial. O Brasil tem importado mão de obra devido a este mal. Você prioriza sua carreira? Lembre-se que o futuro é o que você projeta, seu presente é o aqui e agora e a qualificação nos dias de hoje deve ser contínua. Se prepare para o melhor lugar em que você deseja realmente estar. Tenha sempre em mente que carreira é um bem, e este bem precisa ser cuidado.
Pedro Nadaf é presidente do Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo- Fecomércio/Sesc e Senac de Mato Grosso